CRENÇAS DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS EM FORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DESTA LÍNGUA

Autores

  • Tatiana Diello Borges Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Resumo

Neste trabalho tratamos das crenças de uma professora de inglês em formação em relação ao ensino/aprendizagem deste idioma. O referencial teórico apoiou-se em estudos na área de crenças sobre o processo de se ensinar/aprender línguas. A metodologia adotada para a realização desta pesquisa foi o estudo de caso e os instrumentos utilizados foram: questionário, entrevistas, observações de aulas, gravadas em áudio e acompanhadas de anotações de campo, e grupo de discussão. Os resultados indicam a presença das seguintes crenças: (1) Ensino e aprendizagem de inglês, (2) Gramática da língua inglesa e seu ensino e (3) Pronúncia do inglês e seu ensino. Esta pesquisa aponta para a importância de consideramos cuidadosamente o influente papel das crenças ao longo do processo de ensino/aprendizagem, seja estimulando ou desmotivando esta caminhada.

Downloads

Publicado

27.10.2023

Como Citar

DIELLO BORGES, T. CRENÇAS DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS EM FORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DESTA LÍNGUA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 163–168, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/747. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente