INCLUSÃO: UM NOVO OLHAR/ METODOLOGIA ASSISTIVA PARA CRIANÇAS COM DÉFICIT INTELECTUAL

Autores

  • Fabiana Kalil Borges Instituto Federal de Goiás
  • Pablo Souza Instituto Federal de Goiás
  • Daniel Júnior de Oliveira Instituto Federal de Goiás
  • Sheila Dias Alves Instituto Federal de Goiás
  • Ulysses Gusmão de Oliveira Instituto Federal de Goiás

Resumo

Este artigo tem como tema “Inclusão: um novo olhar/ metodologia assistiva para crianças com déficit intelectual”, que busca discutir a educação inclusiva, na perspectiva das metodologias assistivas para aluno com déficit intelectual. Pretendemos dialogar sobre a inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais e estão matriculados nas escolas comuns. A metodologia aplicada neste estudo foi de uma abordagem quantitativa, tendo como enfoque as falas dos sujeitos que participaram da mesma. O determinante partiu da problemática sobre os possíveis aspectos que permeiam a prática docente, e as formas de trabalho com as metodologias assistivas no ambiente escolar. Além disso, também foi realizado uma análise relacionada à constituição, especificamente do trabalho com metodologias assistivas para alunos com déficit intelectual, acreditando que a inserção deste aluno na escola pode contribuir para sua aprendizagem. A coleta de dados foi feita por meio de questionários para verificar as concepções e apreensões dos participantes sobre o tema abordado, o que nos demonstrou serem as metodologias assistivas alternativas para uma educação inclusiva que busque superar os limites das pessoas, incluindo a todos e respeitando suas diferenças. Para essa discussão, nos pautamos em autores como: Vasconcelos (2004), Pietro (2006), Bites (2006), Vieiro (2007), Minayo (2011).

Downloads

Publicado

30.10.2023

Como Citar

KALIL BORGES, F.; SOUZA, P.; DE OLIVEIRA, D. J.; DIAS ALVES, S.; GUSMÃO DE OLIVEIRA, U. INCLUSÃO: UM NOVO OLHAR/ METODOLOGIA ASSISTIVA PARA CRIANÇAS COM DÉFICIT INTELECTUAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 97–109, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/798. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente