O USO DO VÍDEO COMO RECURSO DIDÁTICO

Autores

  • Emyldes de Lima Silva Instituto Federal de Goiás
  • Eveline da Silva Gontijo Moreira Instituto Federal de Goiás
  • Kléber Antônio Lourenço dos Santos Instituto Federal de Goiás
  • Marta João Francisco Silva Souza Instituto Federal de Goiás

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização do vídeo como recurso didático, identificando as especificidades desse recurso e suas possíveis contribuições à construção de conhecimentos. Para o embasamento teórico adotou-se a pesquisa bibliográfica por meio da qual obtivemos compreensão acerca do tema. Verificamos que, no contexto escolar, o uso do vídeo assim como de outros recursos tecnológicos, por si só não garante a aprendizagem nem a evolução do processo educativo realizado na escola. Concluímos que é preciso ter objetivos claros quanto ao uso dessa tecnologia. Ao assumir a condição de recurso midiático, o vídeo quando utilizado de forma planejada, favorece a materialização do processo ensino-aprendizagem e ainda abre possibilidades quanto à compreensão do conteúdo por parte dos alunos e quanto à construção de conhecimentos válidos e/ou significativos para a vida em sociedade.

Downloads

Publicado

30.10.2023

Como Citar

DE LIMA SILVA, E.; DA SILVA GONTIJO MOREIRA, E.; DOS SANTOS, K. A. L.; SILVA SOUZA, M. J. F. O USO DO VÍDEO COMO RECURSO DIDÁTICO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 303–308, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/819. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental