Letramento Literário infantil – uma leitura da obra O feijãozinho surdo, de Liège Gemeli Kuchenbecker

Autores

  • Vitória Pereira de Souza
  • Alexssandro Ribeiro Moura

Palavras-chave:

Letramento literário. Letramento visual. Literatura em Libras. Leitura. Leitor.

Resumo

A literatura tem o poder de refletir e dar voz a diferentes identidades culturais, permitindo a representação autêntica de experiências eperspectivas únicas. No contexto da literatura surda, obras literárias desempenham um papel fundamental na disseminação da cultura e na promoção do entendimento sobre a comunidade surda. O presente artigo analisa a obra O Feijãozinho Surdo sob a ótica do letramento literário e do letramento visual, explorando as características presentes na narrativa que evidenciam a identidade surda. Entre essas características, destacam-se a presença da língua de sinais que é representada tanto na modalidade escrita (SignWriting), como na sua forma visual e gestual, isso demonstra a utilização do letramento literário como meio de expressão e representação da língua de sinais, permitindo que os aspectos visuais e gestuais sejam transmitidos através do texto escrito, a experiência do personagem principal e aimportância da língua de sinais, do bilinguismo e das escolas inclusivas.

Downloads

Publicado

2024-05-16