Impactos e tendências de divulgação científica no Brasil pelo Twitter

Autores

  • Ana Carolina Lima Fernandes if@ifg.edu.br
  • Vitória Cristina Ribeiro Magalhães ifg@ifg.edu.br
  • Rhewter Nunes ifg@ifg.edu.br
  • Maria Eugênia de Oliveira Ferreira maria.ferreira@ifg.edu.br

Palavras-chave:

Comunicação científica. Divulgação científica. Mídias sociais. Redes sociais.

Resumo

O Twitter tornou-se uma das formas mais difundidas de divulgação de informação e comunicação científica. Uma das razões pelas quais o Twitter alcançou tanta popularidade é que ele permite discussões instantâneas sobre tópicos importantes com amplo envolvimento. Muitos pesquisadores e outras partes interessadas, por exemplo, revistas científicas, compartilham artigos científicos no Twitter para divulgar informações de forma eficaz (DEMIR; DOGAN, 2022; WILKINSON et al., 2015). Este trabalho teve por objetivo identificar os padrões e as tendências relacionados com as informações veiculadas por revistas científicas brasileiras no Twitter, bem como identificar os assuntos que apresentaram maior engajamento nessa rede social ao longo do tempo.

Biografia do Autor

Vitória Cristina Ribeiro Magalhães

  

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Publicado

2024-05-16

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