Educação Patrimonial e Ensino de História: a cultura do saber-fazer crochê pelas memórias das crocheteiras goianas
Palavras-chave:
Educação Patrimonial, Ensino de História, Saberes, Crochê, MemóriaResumo
Com o intuito de analisar o saber-fazer crochê em Goiás, bem como os valores culturais dos saberes deste ofício por meio de uma investigação no âmbito da Educação Patrimonial em sua articulação com o Ensino de História. O saber-fazer é um elemento cultural marcante das cidades goianas, abarcando questões como a memória, identidade, afetividade e demais relações sociais, envolvendo a comunidade das crocheteiras, portanto, pensar no saber fazer crochê enquanto aquilo que fornece o sentimento e construção das identidades dessas mulheres que fazem crochê – como crocheteiras – detentoras de um saber que é transmitido seja de geração a geração ou por outras formas, como, por exemplo, por intermédio das mídias sociais, por meio da qual ocorrem adequações às alterações do tempo.