A Formação de Professores de Ciências para a primeira fase do Ensino Fundamental: um estudo a partir das atas do ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

Autores

  • Samanta Araújo de Matos
  • Lidiane de Lemos Soares Pereira

Palavras-chave:

ENPEC, formação docente, ciências, pedagogia

Resumo

A Formação de Professores das séries iniciais, se dá por meio de Curso de Graduação em Pegagogia, no qual os formandos são expostos a uma multiplicidade de saberes. Pesquisadores como Gatti e Nunes (2009); Ovigli e Bertucci (2009) e Libâneo (2006; 2010) indicam insuficiência nas matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia, no que diz respeito as disciplinas relacionadas ao Ensino de Ciências. Muitas dessas pesquisas ligadas a formação de professores de ciências para os anos iniciais são apresentadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, os denominados ENPEC. O ENPEC é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), acontece bianualmente e já está na sua 13° edição. Sendo assim, esse trabalho tem por objetivo apresentar brevemente um panorama das pesquisas realizadas no âmbito da formação de professores de ciências, para os anos iniciais divulgadas nas atas do ENPEC, durante o período de 2011 a 2019.

Downloads

Publicado

2024-06-05