ESTUDO DOS FENÔMENOS ELÉTRICOS NAS CÉLULAS NERVOSAS COMO FORMA DE ENXERGAR OS CONCEITOS DA FÍSICA NO COTIDIANO
Palavras-chave:
Neurociência, Células Nervosas, FísicaResumo
O método tradicional muito conhecido no ensino de física se baseia na aprendizagem por meio da resolução
de inúmeros exercícios, na memorização de fórmulas, definições, leis e respostas, o que, muitas vezes, não
promove um desenvolvimento intelectual satisfatório e um aprendizado efetivo dos alunos, não os preparando
para enfrentar e solucionar possíveis problemas que vivenciarão ao longo de suas vidas. Moreira (2021) faz
uma crítica à aprendizagem mecânica de fórmulas, definições, leis e respostas, em que muitas vezes o estudo
de determinados conteúdos torna-se sem significado e de pouco aprendizado para o aluno. O autor defende que o ensino da física deve ser entendido como um processo que, progressivamente, os alunos vão aprendendo e dando significado aos conceitos estudados em sala de aula.
Neste sentido, o presente trabalho buscou compreender os fenômenos elétricos relacionados ao funcionamento do corpo humano, por meio do estudo do processo de funcionamento de células nervosas, com o objetivo de aproximar as situações cotidianas dos alunos com os conceitos da física estudados em sala de aula. no intuito de se ter uma aprendizagem mais significativa e interdisciplinar.