Uso da Gamificação como Ferramenta aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia no Brasil

Autores

  • Igor Called Medeiros Sousa
  • Herick Soares de Santana

Palavras-chave:

Métodos de ensino de Ciências e Biologia, Revisão bibliográfica, Métodos de Gamificação, Gamificação na educação, Metodologias ativas

Resumo

Gamificação é o termo usado para a aplicação de ferramentas e/ou elementos de jogos em ambientes não-jogos. Num escopo dos últimos anos, percebese um grande interesse pela gamificação nas áreas comerciais e de marketing, mas também é visto um crescimento significativo na área da educação (SEABORN, FELS, 2015). Fardo (2013) afirma que a educação formal é um ambiente promissor para aplicação de métodos gamificados. Nesse sentido, considerando a relevância que a gamificação possui no contexto educacional, este trabalho teve por objetivo conhecer e analisar o que as autoras e autores pensam e sugerem como elementos de gamificação no contexto do ensino de ciências e biologia no ensino básico e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Downloads

Publicado

2024-07-26