Avaliação do impacto da maternidade na carreira acadêmica das discentes do IFG - Câmpus Formosa com recorte no ensino remoto durante a pandemia de COVID-19

Autores

  • Larissy de Abadia Barbosa ifg@ifg.edu.br
  • Andressa Maria Moreira de Sousa ifg@ifg.edu.br
  • Regiane de Jesus Costa ifg@ifg.edu.br
  • Adriana Martini Martins ifg@ifg.edu.br
  • Jéssica Almeida ifg@ifg.edu.br
  • Bruna Antunes Furtado Pereira ifg@ifg.edu.br
  • Thaís Amaral e Sousa thais.sousa@ifg.edu.br

Palavras-chave:

Maternidade, Mulheres na Ciência, Carreira Acadêmica, Ensino Remoto, Pandemia

Resumo

Popularmente rotulada como o momento mais especial na vida da mulher, a maternidade reflete também um ponto crítico de sobrecarga trazendo uma nova gama de afazeres e responsabilidades para a rotina dessas mulheres que, mesmo em ocupações profissionais e acadêmicas, continuam sendo responsáveis pelas tarefas doméstica e cuidado com os filhos (Barbosa e Rocha-Coutinho, 2007). Entretanto, apesar de notório, o impacto da maternidade na vivência acadêmica das estudantes ainda é pouco relatado dificultando a construção de políticas institucionais e/ou intervenções eficientes que possam favorecer o êxito e a permanência destas. Dessa forma, objetivou-se avaliar o impacto da maternidade na carreira acadêmica das discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Campus Formosa, especialmente durante a pandemia de COVID-19.

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Publicado

2024-07-26

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