JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Gizele Oliveira Santos
  • Alitânia Santos nascimento de Jesus
  • Paulo Alves da Silva

Palavras-chave:

jogos digitais, ensino de ciências, jogos didáticos, material didático interativo

Resumo

A pesquisa sobre jogos digitais no ensino de ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental surgiu do anseio de utilizar tecnologias educacionais como potencializadoras da aprendizagem. Teve como objetivo geral analisar o efeito dos jogos digitais na motivação dos alunos, em relação ao aprendizado de ciências, que se desdobrou nos objetivos específicos de avaliar a influência dos jogos digitais no desempenho acadêmico dos alunos em ciências, identificar os benefícios e desafios da incorporação de jogos digitais no ensino de ciências e propor recomendações e diretrizes para o uso efetivo de jogos digitais no ensino de ciências. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP do IFG, por meio do Parecer nº 6.707.999. A pesquisa foi realizada em uma escola privada do município de Águas Lindas de Goiás, com estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental, mediante autorização dos responsáveis por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE e Termo de Assentimento Livre e Esclarecido – TALE. A abordagem metodológica foi quanti-qualitativa, do tipo exploratória. Dentre as estratégias, destacam-se: as atividades de nivelamento, para identificar o nível de conhecimento sobre conceitos científicos e uso de jogos digitais; a curadoria de jogos digitais, que seguiram as perspectivas de Medeiros e Schimiguel (2012); e as oficinas de aplicação dos jogos e respectivas observações e análises, com base em critérios previamente definidos. O aporte teórico contou com contribuições de autores como Ramos (2001), Zuanetti et al. (2016), Saviani (2008), Prensky (2001) e Arroyo (2013). Os resultados demonstraram que os jogos digitais permitem que os alunos desenvolvam habilidades como resolução de problemas, agilidade de raciocínio, noção de evolução e aumento da motivação, além de que, ao tornar o processo de aprendizagem mais interativo, além de ser observado um aumento de engajamento nas aulas de ciências, facilitando a compreensão de conceitos complexos. Considera-se que os resultados não apenas reforçam a importância do tema em discussão, mas também sugerem diretrizes importantes para tornar o aprendizado de ciências mais significativo e potente.

Publicado

2025-07-11