RELAÇÃO ENTRE A FORMA DE INGRESSO E O PERFIL -DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DO IFG APARECIDA

Autores

  • Mariana Araújo Moreno
  • Rafaela Mendes Arlindo Costa
  • Thassyla Nascimento Vieira
  • Arlam Carneiro Silva Júnior

Palavras-chave:

ciência de dados, curso técnico, indicadores de ensino, instituto federais, formas de ingresso

Resumo

Os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em edificações e química do campus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás foram o objeto de estudo da pesquisa que investigou a relação entre o meio de ingresso e o desempenho de cada estudante matriculado de 2012 a 2023, além de analisar se o perfil socioeconômico está vinculado a esses tópicos. A observação dos resultados teve como foco principal compreender se existem impactos nos discentes relacionados à mudança no processo seletivo, e em como a crise do coronavírus influenciou no rendimento dos alunos. A partir de dados fornecidos pela reitoria e retirados do Q-acadêmico, o antigo sistema interno do Instituto Federal de Goiás, as prioridades foram acerca das notas 0 por bimestre, município em que os alunos moram, associação entre a frequência em aulas e notas, além da renda per capita e ingresso ao instituto. Esse material foi organizado com a ajuda de um banco de dados, afim de limpar o montante de elementos e evitar resultados distorcidos, logo após foi processado utilizando planilhas eletrônicas. Aplicada a metodologia, como síntese das informações do banco de dados, foi possível perceber que a quantidade de notas 0 em todas as matérias é sempre maior no quarto e último bimestre e esse número aumentou em 2021, dando a entender que a pandemia afetou diretamente no rendimento escolar. Em relação ao município em que moram, obteve-se que a maioria dos discentes vivem em Aparecida de Goiânia e no primeiro ano de sorteio a estatística sofreu um suave aumento. Outra pergunta realizada cedeu que a frequência em sala de aula, embora não seja o único fator determinante nessa questão, está ligada às notas, alunos 0com mais frequência tendem a conseguir maiores médias. Por fim, apesar de existir um desfalque nestes0 dados já que muitos não informaram suas rendas, nota-se que os alunos com renda per capita de até um salário são a maioria induzindo o pensamento de que os IF’s são procurados por pessoas de diversas classes sociais.

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Publicado

2025-07-11