ESTUDO DAS INTERCONEXÕES MÚSICO-LITERÁRIAS EM CIRCULADÔ DE FULÔ DE CAETANO VELOSO

Autores

  • Luana Uchôa Torres
  • Bruno César Brogio Duarte

Palavras-chave:

Melopoética, Canção Popular, Circuladô de Fulô, Caetano Veloso, Haroldo de Campos

Resumo

Nosso trabalho é sobre as correspondências músico-literárias no âmbito da música brasileira popular. O objetivo central foi realizar uma análise-interpretativa da canção “Circuladô de fulô”, poema de Haroldo de Campos musicado por Caetano Veloso. Por justificativa, ressaltamos a originalidade da nossa proposta; a possibilidade de gerar conhecimento para essa área de pesquisa, e de contribuir como exemplo de estudo musicológico acerca da canção brasileira popular. Como procedimento metodológico, realizamos um estudo de caso, utilizando o paradigma qualitativo. Para alcançar os objetivos, a pesquisa foi dividida em duas etapas. Primeiro, efetuamos um levantamento da bibliografia teórico-crítica e elaboramos um quadro da estruturação conceitual, que concedeu sustentação ao desenvolvimento do estudo. A segunda etapa correspondeu à análise da canção, com observações de aspectos estruturais e culturais, uma vez que compreendemos tal gênero como uma obra melopoética – assim, deve receber olhar analítico tanto poético quanto musical, sem um sobressair ao outro –, e como um artefato cultural que atravessa os tempos, configurando-se em elemento importante na formação de um povo e de uma sociedade. Confirmamos que, apesar de o poema funcionar como um fluxo de memórias, Veloso organizou essa estrutura a fim de criar condições mais favoráveis à composição de uma canção. Por sua vez, essa estratégia de metrificar os versos os tornaram próximos das características da poesia oral nordestina, fazendo jus também ao cenário disposto no poema, o qual traz memórias de uma viagem do poeta pelo nordeste brasileiro. Além disso, o compositor corrobora para fortalecer essa atmosfera por meio do uso de modalismos. Para embasar nossa análise, utilizamos na fundamentação teórica trabalhos de autores como Steven Scher (2004), Alfredo Bosi (2000), Luana Torres (2022), José Miguel Wisnik (2001), no que diz respeito às correspondências entre literatura e música, poesia concreta e Melopoética; John Howard (2010), para a análise musical; e Affonso Romano de Sant’Anna (2013), Santuza Naves (2010) sobre o estudo cultural de canção popular. Esperamos que os resultados de nosso estudo proporcionem material teórico e metodológico acerca da análise de canção; difundam conhecimento sobre Melopoética; e ampliem o espaço de pesquisas sobre a música popular brasileira dentro das universidades.

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Publicado

2025-07-11