EVOCAÇÃO POÉTICA, MÚSICA E IMAGEM EM PRELÚDIOS DE DEBUSSY: O CASO DE LA FILLE AUX CHEVEUX DE LIN
Palavras-chave:
Claude Debussy, prelúdios, estudos músico-literárioResumo
Este trabalho teve como objetivo investigar o prelúdio para piano La fille aux cheveux de lin (1910), composto por Claude Debussy sob inspiração de um poema homônimo escrito pelo poeta Leconte de Lisle. Destaca-se a relevância de desenvolvimento dessa pesquisa para a área de estudos musicológicos e performáticos, sobretudo no que diz respeito ao repertório pianístico. Em termos metodológicos, realizamos um estudo de caso com abordagem qualitativa. A pesquisa foi dividida em três etapas, sendo que a primeira correspondeu a um levantamento da bibliografia teórico-crítica. Em segundo momento, a peça musical em questão recebeu tratamento analítico e, a última etapa consistiu em confrontação dos dados obtidos e escrita do trabalho final. Como fundamentação teórica, o embasamento foi em textos de François Sabatier (2018), Luana Torres (2022), no que diz respeito às relações da música com outras linguagens artísticas; Paul Griffiths (1994) e Maria Pascoal (1990), ao que concerne às características da música debussyana. Acerca dos resultados, comprovou-se a hipótese inicial da pesquisa, confirmando-se, portanto, que Debussy dialoga com o texto literário e consegue, por meio de evocações das imagens poéticas, provocar sonoramente os efeitos da leitura dos versos. Tais correspondências se apresentam de maneira evidente na harmonia ambígua recorrente em todo o prelúdio. Essa ambiguidade harmônica se constitui como um eco do teor temático do poema, no qual o sujeito lírico oscila entre um amor platônico – ao se encantar com a inocência da garota – e o desejo de consumação de sua paixão. Pontua-se também as associações que o compositor realizou – em suas construções melódicas, timbrísticas e de andamento – com a atmosfera idílica pintada pelo poeta. Faz-se importante destacar que, embora existam investigações sobre os prelúdios desse compositor, são escassas as abordagens sob um ponto de vista dos estudos músico-literários. Nesse sentido, essa pesquisa gera conhecimento acerca da aplicação de análise melopoética em peças instrumentais, especificamente para piano. Desse modo, espera-se proporcionar uma compreensão mais aprofundada sobre a obra de Debussy, especificamente no prelúdio n.8, além de contribuir com material bibliográfico acerca dessa temática e difusão dos estudos músico-literários no Brasil.