NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR ALFABETIZADOR
Resumo
O presente trabalho é parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as concepções do professor alfabetizador tendo em vista as demandas impostas pelo capitalismo, buscando entender como o professor alfabetizador de crianças compreende seu trabalho no contexto da sociedade capitalista. Para tanto, coube conceituar historicamente as concepções e perspectivas epistemológicas que norteiam o processo de alfabetização na teoria pedagógica, abrangendo as interferências de determinadas políticas públicas educacionais referentes à alfabetização. Objetivou-se ainda compreender as principais implicações das políticas educacionais voltadas à alfabetização no trabalho do professor. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscou-se fundamentar teoricamente a temática por meio de estudo de caráter exploratório com procedimentos predominantemente qualitativos, sem desprezar os elementos quantitativos. Foi realizado um estudo de cunho bibliográfico, documental e de campo. Para fundamentarmos nossa compreensão buscamos nos textos de Martins e Marsiglia (2015), Mortatti (2010), Saviani (2015), dentre outros. Os referidos autores corroboraram no sentido de compreendermos que a história da alfabetização no Brasil não está desvinculada da história da educação e que as políticas educacionais referentes à alfabetização foram criadas na tentativa de diminuir os elevados índices de analfabetismo no país e o insistente fracasso de desempenho de leitura e escrita nos alunos.