PALAVRAS QUE ENCANTAM E MÚSICAS QUE EMBALAM: LINGUAGENS SENSÍVEIS NA EDUCAÇÃO DE BEBÊS
Resumo
Este trabalho apresenta um recorte de um projeto de pesquisa-ação realizado em uma turma de no Berçário I. Partimos da seguinte problematização: quais as possibilidades de considerar os enredos dos personagens literários e as mensagens apresentadas na musicalização como forma de contribuir para ressignificação das atitudes de mordidas entre bebês, possibilitando práticas educativas que promovam o desenvolvimento emocional e social no primeiro ano de vida? O objetivo geral do projeto foi investigar como a literatura infantil e a música podem ser utilizadas como estratégias pedagógicas para mitigar as atitudes de mordidas entre bebês. De modo específico buscamos compreender as possíveis causas e significados das atitudes de mordidas na turma; analisar o papel da literatura e da musicalização na mediação de conflitos e na expressão de sentimentos pelos bebês; planejar e materializar práticas educativas que integram literatura e musicalização como recursos de intervenção diante das atitudes de mordidas. Concluímos que ao inserir a literatura infantil e a musicalização de forma intencional no cotidiano do Berçário I, essas linguagens artísticas contribuíram para a criação de ambientes mais acolhedores, nos quais os bebês encontram alternativas simbólicas para comunicar suas emoções e necessidades e às diferentes formas de expressão infantil.
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