" APLICAÇÃO DA TAXONOMIA DE BLOOM NO ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA: DESENVOLVENDO A COMPREENSÃO DE TEMPERATURA E CALOR"

Autores

  • Paula Bernardes de Morais IFG
  • Ceila de Brito Dias IFG
  • Rafael Souza Moraes IFG
  • Juliana da Costa Ramos Caetano IFG

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo a utilização da Taxonomia de Bloom para ensinar conceitos de temperatura e calor fazendo se uso de uma abordagem interdisciplinar entre a Física e a Química. A proposta auxilia na melhora das habilidades cognitivas dos alunos, assim como incentiva uma maior interação entre os indivíduos no domínio educacional. Para isso, o estudo apresentará primeiro o referencial teórico baseado em pesquisa bibliográfica explicativa e, em seguida, proporcionará uma atividade orientada em torno da Taxonomia de Bloom. A proposta tem como intuito principal, que os alunos trabalhem de forma colaborativa e coletiva. Assim, eles não apenas aprenderão os materiais de estudo em conjunto, mas também desenvolverão a capacidade de ouvir novas perspectivas, tomar decisões e melhorar a sua capacidade de compreender e simplificar problemas que surgirão em novas atividades.

Downloads

Publicado

29.12.2023

Como Citar

BERNARDES DE MORAIS, P.; DE BRITO DIAS, C.; SOUZA MORAES, R.; DA COSTA RAMOS CAETANO, J. " APLICAÇÃO DA TAXONOMIA DE BLOOM NO ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA: DESENVOLVENDO A COMPREENSÃO DE TEMPERATURA E CALOR". Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 388–398, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1108. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Física