CONCEPÇÃO INDIVIDUALISTA DA ATIVIDADE CIENTÍFICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: EM FOCO O PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES

Autores

  • Salmon Landi Júnior Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde
  • Wellington Pereira de Queirós Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

Este estudo objetiva realizar uma análise do princípio de Arquimedes em livros didáticos do Ensino Médio, considerando a presença (ou não) de uma concepção individualista da atividade científica. Trata-se, portanto, de uma pesquisa do tipo análise documental, em que se analisam os livros de Ciências da Natureza aprovados pelo Plano Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2021. Observou-se que a maioria dos livros analisados colaboram para a manutenção de uma visão individualista da Ciência, prejudicando a formação dos estudantes no que diz respeito aos processos envolvidos na construção do conhecimento científico.

Downloads

Publicado

29.12.2023

Como Citar

LANDI JÚNIOR, S.; PEREIRA DE QUEIRÓS, W. CONCEPÇÃO INDIVIDUALISTA DA ATIVIDADE CIENTÍFICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: EM FOCO O PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES . Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 399–403, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1110. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)