" A INTERDISCIPLINARIDADE DO ENSINO DE QUÍMICA E A LÍNGUA PORTUGUESA: EXPLORANDO A LITERALIDADE DAS PALAVRAS HOMÔNIMAS NAS CIÊNCIAS "

Autores

  • Paula Bernardes de Morais IFG
  • Adriana Sussa Campos IFG
  • João Eduardo Alves Ferreira IFG

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo central investigar e demonstrar como a interdisciplinaridade entre o ensino de Química e a Língua Portuguesa, pode aprimorar o processo de aprendizagem, promovendo uma compreensão mais abrangente e integrada das duas disciplinas. Foi realizado um estudo bibliográfico com o propósito de investigar como a interdisciplinaridade entre o ensino de Química e a Língua Portuguesa pode aprimorar a aprendizagem. Neste estudo, conduziu-se um levantamento de dados de artigos científicos em bases acadêmicas para examinar as evidências disponíveis na literatura que respondessem ao objetivo de pesquisa. Com o levantamento de dados, selecionou-se 6 artigos para análise. Assim, os resultados revelam a importância da conexão entre o ensino de Química e o domínio da Língua Portuguesa, especialmente ao utilizar palavras homônimas como uma ferramenta para estabelecer pontes entre essas duas disciplinas. A literatura científica aponta para diversos benefícios desse enfoque, tanto na assimilação dos conceitos científicos pelos estudantes quanto no aprimoramento de suas habilidades linguísticas e interpretativas. Esta pesquisa enfatiza, portanto, a relevância da interpretação contextual e da comunicação precisa nas disciplinas científicas e linguísticas, promovendo conexões interdisciplinares. Essa abordagem prepara os alunos não apenas para enfrentar desafios complexos em suas jornadas acadêmicas e profissionais, mas também para se tornarem comunicadores eficazes e pensadores críticos.

Downloads

Publicado

29.12.2023

Como Citar

BERNARDES DE MORAIS, P.; SUSSA CAMPOS, A.; EDUARDO ALVES FERREIRA, J. " A INTERDISCIPLINARIDADE DO ENSINO DE QUÍMICA E A LÍNGUA PORTUGUESA: EXPLORANDO A LITERALIDADE DAS PALAVRAS HOMÔNIMAS NAS CIÊNCIAS ". Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 411–416, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1114. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)