VÍDEOS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • mikaelly kananda de lima gomes IFG - campus Jataí - GO
  • Maria Luciene Leandro de Araújo IFG - campus Jataí - GO
  • Susana Gomes Cavalcante IFG - campus Jataí - GO
  • Rodrigo Claudino Diogo IFG - Campus Anápolis

Resumo

Este artigo descreve a utilização de vídeos didáticos por meio de uma sequência didática como recurso metodológico para auxiliar no processo de Ensino aprendizagem dos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental I. O objetivo é demonstrar que vídeos didáticos podem ser utilizados no ensino como forma de auxiliar as atividades desenvolvidas. É preciso adaptar novas metodologias de ensino na sala de aula, trabalhar com atividades que estimule o conhecimento científico dos estudantes com a utilização de recursos tecnológicos. Na sequência didática, o vídeo foi usado como instrumento pedagógico para demonstrar aos alunos que sua utilização vai além de imagens e vídeos comuns, mas que pode ser usado na sua aprendizagem e observando os fatos no cotidiano. Para alcançar o objetivo a metodologia utilizada foi vídeos do YOU TUBE, previamente selecionados pelas pesquisadoras para a contribuição do conhecimento infantil, assim como as etapas de cada atividade de desenvolvimento do experimento.

Downloads

Publicado

29.12.2023

Como Citar

KANANDA DE LIMA GOMES, mikaelly; LUCIENE LEANDRO DE ARAÚJO, M.; GOMES CAVALCANTE, S.; CLAUDINO DIOGO, R. VÍDEOS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I . Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 473–485, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1126. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)