ALÉM DAS PÁGINAS: UMA ANÁLISE CTS EM LIVRO DIDÁTICO DE PROJETOS INTEGRADORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Filipe de Souza Cardoso Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí
  • Fabiana Alves de Carvalho Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí
  • Rodrigo Claudino Diogo Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí
  • Felippe Guimarães Maciel Instituto Federal de Goiás

Resumo

Esta pesquisa analisou a presença da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade –CTS- em dois capítulos de Projetos Integradores do livro Identidade em Ação: Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Manual do Professor. A análise, conduzida entre abril e junho de 2023, empregou uma abordagem qualitativa baseada em um modelo interpretativo. Utilizou-se um conjunto de técnicas de análise de comunicações com procedimentos sistemáticos e objetivos para descrever o conteúdo das mensagens. Por meio da leitura flutuante, identificaram-se episódios que refletiam os indicadores da abordagem CTS, considerando tanto os explícitos como os implícitos. A obra cumpre o objetivo de propor Projetos Integradores interdisciplinares de Ciências da Natureza, relacionando-se com outras áreas do conhecimento. Embora não mencione explicitamente a abordagem CTS, os projetos evidenciam as conexões entre Ciência e Tecnologia -C&T- e suas implicações Sociais. Conclui-se que os projetos têm potencial para estimular discussões com abordagem CTS, despertando o interesse dos jovens para uma perspectiva crítica sobre C&T. No entanto, essa abordagem depende das contribuições do professor para destacar os impactos da C&T na Sociedade. Ressaltamos à importância da contextualização do Currículo e das diferentes metodologias que possibilitem a perspectiva CTS no Ensino de Ciências da Natureza.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

DE SOUZA CARDOSO, F.; ALVES DE CARVALHO, F.; CLAUDINO DIOGO, R.; GUIMARÃES MACIEL, F. ALÉM DAS PÁGINAS: UMA ANÁLISE CTS EM LIVRO DIDÁTICO DE PROJETOS INTEGRADORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 330–342, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1140. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Biologia