UMA REVISÃO LITERÁRIA SOBRE PENSAMENTO ALGÉBRICO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Resumo
Este resumo tem como objetivo apresentar uma revisão literária realizada no início do desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática- PPGECM/IFG/Câmpus Jataí. Buscou-se realizar um levantamento de pesquisas sobre o ensino de álgebra nos anos iniciais na perspectiva da resolução de problemas e da literatura infantil. Assim, as buscas ocorreram nas plataformas Scielo, BDTD, Google Acadêmico e CAPES com descritores “álgebra nos anos iniciais”, “álgebra ensino fundamental I”, “álgebra e resolução de problemas”, “álgebra e literatura infantil”, “resolução de problemas e literatura infantil”. Das pesquisas encontradas, quatro se destacaram, envolvendo resolução de problemas ou literatura infantil, mas não ambas. Os resultados da revisão literária mostraram a necessidade de pesquisas que articulem o ensino de álgebra nos anos iniciais na perspectiva de resolução de problemas com o uso da literatura infantil, tema ao qual se propôs a pesquisa de mestrado em andamento.