UMA REVISÃO LITERÁRIA SOBRE PENSAMENTO ALGÉBRICO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Denise Ferreira Pinto Instituto Federal de Goiás (IFG)

Resumo

Este resumo tem como objetivo apresentar uma revisão literária realizada no início do desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática- PPGECM/IFG/Câmpus Jataí. Buscou-se realizar um levantamento de pesquisas sobre o ensino de álgebra nos anos iniciais na perspectiva da resolução de problemas e da literatura infantil. Assim, as buscas ocorreram nas plataformas Scielo, BDTD, Google Acadêmico e CAPES com descritores “álgebra nos anos iniciais”, “álgebra ensino fundamental I”, “álgebra e resolução de problemas”, “álgebra e literatura infantil”, “resolução de problemas e literatura infantil”. Das pesquisas encontradas, quatro se destacaram, envolvendo resolução de problemas ou literatura infantil, mas não ambas. Os resultados da revisão literária mostraram a necessidade de pesquisas que articulem o ensino de álgebra nos anos iniciais na perspectiva de resolução de problemas com o uso da literatura infantil, tema ao qual se propôs a pesquisa de mestrado em andamento.

Downloads

Publicado

29.12.2023

Como Citar

FERREIRA PINTO, D. UMA REVISÃO LITERÁRIA SOBRE PENSAMENTO ALGÉBRICO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I . Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 467–472, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1142. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental