LETRAMENTO SOCIAL NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DO APOSTILADO DE LÍNGUA PORTUGUESA ‘BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO’ – ENSINO MÉDIO

Autores

  • Carlos Eduardo Sousa Costa carloscosta1626@gmail.com
    Universidade Federal de Jataí (UFJ)
  • Silvio Ribeiro da Silva shivonda@ufj.edu.br
    Universidade Federal de Jataí - UFJ

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa relacionados ao favorecimento (ou não) do letramento social nas práticas de leitura e escrita apresentadas pelo apostilado ‘Bernoulli Sistema de Ensino’, Língua Portuguesa, Ensino Médio, material didático (MD) usado em todo o território nacional. O letramento é uma habilidade fundamental para a participação ativa e crítica na sociedade e sua aquisição é influenciada por fatores sociais, econômicos e culturais. Em se tratando do ‘Bernoulli Sistema de Ensino’, inexistem estudos acerca das práticas que ele propõe que sejam desenvolvidas nas escolas usuárias desse MD. Para o alcance do objetivo, o estudo se baseou na Linguística Aplicada (LA), a qual busca criar soluções eficazes e práticas para problemas reais relacionados ao uso da linguagem em diferentes contextos. Esta pesquisa também se caracterizou como qualitativo-interpretativista. Nesse tipo de pesquisa, a realidade não pode ser considerada independente do indivíduo por ser ela construída por esse indivíduo, impossibilitando a neutralidade total do pesquisador. Os resultados mostraram que ocorrem atividades que mobilizam práticas de letramento social voltadas à variedade de usos em relação às esferas de atividade humana, indicação da finalidade das atividades a serem desenvolvidas e abordagem sobre desigualdades sociais, porém em número quantitativo muito baixo.

Publicado

10.12.2025

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Como Citar

EDUARDO SOUSA COSTA, Carlos; RIBEIRO DA SILVA, Silvio. LETRAMENTO SOCIAL NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DO APOSTILADO DE LÍNGUA PORTUGUESA ‘BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO’ – ENSINO MÉDIO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 104–115, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2989. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Linguagem, cultura, sociedade, inclusão, diversidade e construções identitárias

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