O MATERIAL PARADIDÁTICO “REVISA GOIÁS”: ANÁLISE QUANTIQUALITATIVA DE TEXTOS, ATIVIDADES E DESCRITORES DA MATRIZ SAEB

Autores

  • Lázaro Eduardo Leal lazaro.leal@discente.ufj.edu.br
    Universidade Federal de Jataí (UFJ)
  • Silvio Ribeiro da Silva shivonda@ufj.edu.br
    Universidade Federal de Jataí - UFJ

Resumo

Neste artigo apresento dados de uma pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Jataí (UFJ). O objeto da pesquisa é o material paradidático de língua portuguesa “Revisa Goiás”, o qual que tem sido utilizado nos colégios de Ensino Médio (EM) da Rede Estadual de Educação em desfavor do livro didático adotado pelos professores. O objetivo desta exposição é apresentar o quantitativo de textos, atividades (objetivas e discursivas) e descritores da matriz SAEB de 2001 contemplados no material. Esses dados são oriundos do desenvolvimento do 1º objetivo específico do estudo em questão, a saber: descrever a organização do material levando em conta os aspectos ligados à sua forma composicional, tema e estilo. As informações exteriorizadas nesta seção se ligam a um recorte dos dados constituintes da forma composicional do material. A abordagem metodológica consiste em um estudo quantitativo. Os resultados até o momento são analisados quantitativamente a partir de teóricos, como Street (2014), Geraldi (2011), Rojo (2009), dentre outros.

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Publicado

10.12.2025

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Como Citar

EDUARDO LEAL, Lázaro; RIBEIRO DA SILVA, Silvio. O MATERIAL PARADIDÁTICO “REVISA GOIÁS”: ANÁLISE QUANTIQUALITATIVA DE TEXTOS, ATIVIDADES E DESCRITORES DA MATRIZ SAEB. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 132–144, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2992. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Linguagem, cultura, sociedade, inclusão, diversidade e construções identitárias

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