A LEI 10.639/2003 E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
A pesquisa busca demonstrar que durante muito tempo a perspectiva da História prescrita pelos currículos era uma história predominantemente eurocêntrica, branca e masculina, produzindo assim, subalternidades e ausências de grupos marginalizados pela história oficial. Isso começou a mudar nas últimas décadas, mas, no entanto, é importante atentar qual viés historiográfico essas outras histórias estão sendo contadas. O objetivo deste trabalho é analisar a formação de professores de história, as alterações nos currículos e como a lei 10.639/03 reverbera na educação básica, analisando, a partir de revisão de literatura, a abrangência dessas mudanças sobre o ensino de História e cultura afro-brasileira produzida até o momento. A conclusão apresentada indica que há um número importante de trabalhos balizados pela importância do debate do tema e a necessidade de participação dos movimentos negros na elaboração da legislação, apontando, com isso a necessidade de uma crítica contundente aos currículos, desde a educação básica aos cursos de formação de professores, que possam consolidar uma educação decolonial.
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