SAI A FORMAÇÃO HUMANA E ENTRA O EMPREENDEDORISMO: O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E O CENTRO SEBRAE DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Resumo
O presente trabalho é uma pesquisa em andamento que visa analisar a implementação da educação empreendedora nas políticas educacionais, tendo como foco a atuação do Sebrae por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) e do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER). O estudo parte da compreensão de que tais iniciativas, articuladas a interesses do capital, orientam e atuam na construção de políticas públicas na educação a partir de documentos como o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entendemos que essa influência molda as propostas curriculares das redes escolares municipais adotando seguindo uma lógica voltada à formação de alunos ajustados às exigências do mercado. A pesquisa utiliza como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético, fundamentando-se na crítica da economia política e na pedagogia da hegemonia. A metodologia parte da análise documental de políticas públicas, diretrizes curriculares e materiais produzidos por aparelhos privados de hegemonia (APH). O estudo busca evidenciar como a educação empreendedora, ao se sobrepor à formação humana, contribui para a consolidação de uma nova pedagogia da hegemonia, promovendo a adaptação e a obediência da força de trabalho ao modo de produção capitalista.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 0 pdf downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Licenciatura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.