EDUCAÇÃO E NOVAS DEMANDAS DO MUNDO DO TRABALHO: ANALISANDO O PERFIL, FORMAÇÃO E EXPECTATIVAS DA CLASSE TRABALHADORA NO SETOR DE SERVIÇOS EM JATAÍ.
Resumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa desenvolvida em planos de trabalho de iniciação científica no Programa Institucional de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação da Universidade Federal de Jataí. A proposta foi articulada a partir de três relatórios finais de Iniciação Científica (IC) com o propósito de compreender as principais características do mundo do trabalho e o perfil da força de laboral no setor de serviços da cidade de Jataí. Lançando mão de questionário sobre o perfil de trabalhadoras e trabalhadoras, a pesquisa contribui para a constituição de banco de dados com informações gerais de condições de trabalho, salário, renda e perfil da força de trabalho para compor o acervo do Observatório Trabalho e Educação no Sudoeste Goiano, projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). O estudo analisa as transformações do mundo do trabalho tendo como referência a abordagem da Crítica da Economia Política no exame das relações entre educação, capital e trabalho e sua incidência sobre a formação da classe trabalhadora contemporânea. As análises realizadas contribuíram para uma reflexão crítica sobre o papel social da educação e das principais contradições inerentes da sociedade do capital a partir de sua expressão singular no sudoeste goiano.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 0 pdf downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Licenciatura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.