A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: É POSSÍVEL ENSINAR MATEMÁTICA PARA BEBÊS?

Autores

  • Lara Roberta da Silva Assis lara.assis@discente.edu.br
    Universidade Federal de Jataí
  • Luana Divina Borges Gomes da Silva luana.gomes@discente.ufj.edu.br
    Universidade Federal de Jataí
  • Laís Leni Oliveira Lima lais_lima@ufj.edu.br
    UFJ

Resumo

Este trabalho é resultado de um projeto de pesquisa-ação, realizado em uma instituição pública de educação infantil, numa turma de Berçário II, com crianças entre um e dois anos. Teve como objetivo geral explorar diferentes conceitos matemáticos evidenciando como experiências lúdicas e contextualizadas podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e linguístico dos bebês. Os objetivos específicos foram: realizar práticas pedagógicas que possibilitem a inserção de noções matemáticas de forma lúdica e significativa no cotidiano do Berçário II; oferecer jogos, músicas, objetos e situações cotidianas que favorecem a construção de conceitos matemáticos com bebês; brincar com situações que envolvem conhecimentos matemáticos das formas geométricas; identificar características físicas dos objetos, como: cor, textura, forma, espessura, temperatura, massa e tamanho; discriminar os atributos dos objetos destacando semelhanças e diferenças; utilizar materiais de diferentes composições, aroma, consistências, massas, volumes, odores, sons. Realizamos pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação que, segundo Franco (2005), é um exercício pedagógico que cientifica a prática educativa. Concluímos que as instituições de educação infantil devem assegurar e oferecer vivência de experiências lúdicas que envolvem a matemática, pois essa linguagem contribui para que a criança estabeleça vínculos afetivos, motores, linguísticos e sociais.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

DA SILVA ASSIS, Lara Roberta; DIVINA BORGES GOMES DA SILVA, Luana; LENI OLIVEIRA LIMA, Laís. A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: É POSSÍVEL ENSINAR MATEMÁTICA PARA BEBÊS?. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 170–179, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2997. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Formação de professores e organização escolar