A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: É POSSÍVEL ENSINAR MATEMÁTICA PARA BEBÊS?
Resumo
Este trabalho é resultado de um projeto de pesquisa-ação, realizado em uma instituição pública de educação infantil, numa turma de Berçário II, com crianças entre um e dois anos. Teve como objetivo geral explorar diferentes conceitos matemáticos evidenciando como experiências lúdicas e contextualizadas podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e linguístico dos bebês. Os objetivos específicos foram: realizar práticas pedagógicas que possibilitem a inserção de noções matemáticas de forma lúdica e significativa no cotidiano do Berçário II; oferecer jogos, músicas, objetos e situações cotidianas que favorecem a construção de conceitos matemáticos com bebês; brincar com situações que envolvem conhecimentos matemáticos das formas geométricas; identificar características físicas dos objetos, como: cor, textura, forma, espessura, temperatura, massa e tamanho; discriminar os atributos dos objetos destacando semelhanças e diferenças; utilizar materiais de diferentes composições, aroma, consistências, massas, volumes, odores, sons. Realizamos pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação que, segundo Franco (2005), é um exercício pedagógico que cientifica a prática educativa. Concluímos que as instituições de educação infantil devem assegurar e oferecer vivência de experiências lúdicas que envolvem a matemática, pois essa linguagem contribui para que a criança estabeleça vínculos afetivos, motores, linguísticos e sociais.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 0 pdf downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Licenciatura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.