FOLCLORE GOIANO E FORMAÇÃO DOSCENTE: UMA EXPERIÊNCIA EXPLORATÓRIA COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.

Autores

  • Maria Antônia Nunes Mota maria.mota@discente.ufj.edu.br
    Universidade Federal de Jataí
  • Halline Mariana Santos Silva hallinemariana@ufj.edu.br
    Universidade Federal de Jataí
  • Letícia Gomes De Almeida leticia.almeida@discente.ufj.edu.br
    Universidade Federal de Jataí
  • Paloma Rosado Abreu palomaabreuifg@gmail.com
    Universidade Federal de Jataí

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa exploratória de natureza bibliográfica, cujo objetivo é analisar como a contação de histórias do folclore goiano, mediada pelo uso de fantoches, pode contribuir para a formação de professores e para a organização de práticas pedagógicas na Educação Infantil. O estudo fundamenta-se nas reflexões de Gasparin (2005) sobre a pedagogia histórico-crítica, que compreende o conhecimento como produto da prática social historicamente construída, e de LOBATO, Monteiro (1998), que discutem a importância da contação de histórias para crianças pequenas na formação de professores. A proposta foi inicialmente desenvolvida na disciplina Fundamentos e Metodologias de Ciências Humanas I, com acadêmicos de Pedagogia, por meio da elaboração de um plano de aula para ser aplicado em turmas do Jardim II, com crianças de 5 a 6 anos. O plano trabalhou as lendas goianas: “A Casa das 365 Janelas”, “Romãozinho” e “A Serpente”, lendas estas escolhidas pelas próprias acadêmicas no processo de pesquisa exploratória estruturado nas cinco etapas da pedagogia histórico-crítica: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Os resultados parciais demonstram que a experiência ampliou o repertório cultural dos licenciandos, estimulou reflexões críticas sobre a prática docente e sobre a organização do tempo na escola.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

NUNES MOTA, Maria Antônia; MARIANA SANTOS SILVA, Halline; GOMES DE ALMEIDA, Letícia; ROSADO ABREU, Paloma. FOLCLORE GOIANO E FORMAÇÃO DOSCENTE: UMA EXPERIÊNCIA EXPLORATÓRIA COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 219–227, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3002. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Formação de professores e organização escolar