ESCALA E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS NOS ANOS INICIAIS: SABERES DOCENTES, DESAFIOS E PROPOSTAS DIDÁTICAS

Autores

  • Tácio Assis Barros tacio.barros@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Jataí
  • Halline Mariana Santos Silva hallinemariana@ufj.edu.br
    Universidade Federal de Jataí

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre o ensino de escala e interpretação de mapas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando práticas, recursos e desafios relatados por professores e sugerindo estratégias didáticas em diálogo com a BNCC. A investigação assumiu caráter qualitativo e exploratório, com base em um levantamento junto a docentes e em análise documental da Base Nacional Comum Curricular, e de referenciais teóricos sobre alfabetização cartográfica. Os resultados evidenciam que, embora o livro didático ainda ocupe posição central, há também iniciativas que incorporam recursos digitais, jogos e produção de croquis, ampliando as possibilidades de aprendizagem. Entre os desafios recorrentes, destacam-se as dificuldades cognitivas dos alunos em lidar com noções de proporção e lateralidade, bem como a ausência de materiais inclusivos adequados para estudantes com deficiência visual. A partir dessa análise, apresentam-se três propostas didáticas como possibilidades pedagógicas: o “Caça ao Tesouro com Mapa”, sua versão inclusiva com mapa tátil e pistas sonoras, e a “Comparação de Mapas em Diferentes Escalas”. Conclui-se que a alfabetização cartográfica nos anos iniciais demanda metodologias contextualizadas, lúdicas e inclusivas. Reafirma-se, assim, a importância de uma formação docente que articule teoria, prática e compromisso social.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

ASSIS BARROS, Tácio; MARIANA SANTOS SILVA, Halline. ESCALA E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS NOS ANOS INICIAIS: SABERES DOCENTES, DESAFIOS E PROPOSTAS DIDÁTICAS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 533–543, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3036. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)