REGISTROS DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO: QUANDO O OBSERVAR GANHA VISIBILIDADE

Autores

  • Rosiane Rodrigues Costa rosierodrigues@discente.ufj.edu.br
    Universidade Federal de Jataí
  • Sara Santos Costa Lima sara.lima@discente.ufj.edu.br
    Universidade Federal de Jataí
  • Laís Leni Oliveira Lima lais_lima@ufj.edu.br
    UFJ

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar a importância dos registros durante as observações participantes ocorridas no Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil, enquanto momento fundamental para a formação inicial docente. Partimos da seguinte problematização: qual a possibilidade dos registros realizados na disciplina de estágio supervisionado contribuir para a formação docente? Enquanto objetivos propõe-se: registrar experiências vivenciadas em campo de estágio; refletir e encadear a escrita na medida em que o visto e o vivido vai sendo registrado; contribuir para reflexão da formação inicial e subsidiar no planejamento de nossa prática que se efetivará no Estágio Curricular Obrigatório II – Educação Infantil. Os resultados mostraram que ao transformar a prática observada em narrativa escrita, os docentes em formação, não apenas organizam suas observações, mas também ressignificam os acontecimentos. Conclui-se que os registros e a vivência em sala com a turma do Maternal II C, nos permitiram compreender que os registros ultrapassam a função de mero relato, assumindo visibilidade e papel de instrumento pedagógico, o que pode favorecer futuras propostas quanto ao aperfeiçoamento na formação do estudante.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

RODRIGUES COSTA, Rosiane; SANTOS COSTA LIMA, Sara; LENI OLIVEIRA LIMA, Laís. REGISTROS DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO: QUANDO O OBSERVAR GANHA VISIBILIDADE. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 251–262, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3006. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Formação de professores e organização escolar