REGISTROS DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO: QUANDO O OBSERVAR GANHA VISIBILIDADE
Resumo
Este trabalho objetiva apresentar a importância dos registros durante as observações participantes ocorridas no Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil, enquanto momento fundamental para a formação inicial docente. Partimos da seguinte problematização: qual a possibilidade dos registros realizados na disciplina de estágio supervisionado contribuir para a formação docente? Enquanto objetivos propõe-se: registrar experiências vivenciadas em campo de estágio; refletir e encadear a escrita na medida em que o visto e o vivido vai sendo registrado; contribuir para reflexão da formação inicial e subsidiar no planejamento de nossa prática que se efetivará no Estágio Curricular Obrigatório II – Educação Infantil. Os resultados mostraram que ao transformar a prática observada em narrativa escrita, os docentes em formação, não apenas organizam suas observações, mas também ressignificam os acontecimentos. Conclui-se que os registros e a vivência em sala com a turma do Maternal II C, nos permitiram compreender que os registros ultrapassam a função de mero relato, assumindo visibilidade e papel de instrumento pedagógico, o que pode favorecer futuras propostas quanto ao aperfeiçoamento na formação do estudante.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 0 pdf downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Licenciatura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.