" APLICAÇÃO DA TAXONOMIA DE BLOOM NO ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA: DESENVOLVENDO A COMPREENSÃO DE TEMPERATURA E CALOR"

Autores

  • Paula Bernardes de Morais pbmorais1524@gmail.com
    IFG
  • Ceila de Brito Dias ceila.dias@seduc.go.gov.br
    IFG
  • Rafael Souza Moraes souza.rafael@estudantes.ifg.edu.br
    IFG
  • Juliana da Costa Ramos Caetano julianacosta.rc@gmail.com
    IFG

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo a utilização da Taxonomia de Bloom para ensinar conceitos de temperatura e calor fazendo se uso de uma abordagem interdisciplinar entre a Física e a Química. A proposta auxilia na melhora das habilidades cognitivas dos alunos, assim como incentiva uma maior interação entre os indivíduos no domínio educacional. Para isso, o estudo apresentará primeiro o referencial teórico baseado em pesquisa bibliográfica explicativa e, em seguida, proporcionará uma atividade orientada em torno da Taxonomia de Bloom. A proposta tem como intuito principal, que os alunos trabalhem de forma colaborativa e coletiva. Assim, eles não apenas aprenderão os materiais de estudo em conjunto, mas também desenvolverão a capacidade de ouvir novas perspectivas, tomar decisões e melhorar a sua capacidade de compreender e simplificar problemas que surgirão em novas atividades.

Downloads

Publicado

29.12.2023

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

BERNARDES DE MORAIS, Paula; DE BRITO DIAS, Ceila; SOUZA MORAES, Rafael; DA COSTA RAMOS CAETANO, Juliana. " APLICAÇÃO DA TAXONOMIA DE BLOOM NO ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA: DESENVOLVENDO A COMPREENSÃO DE TEMPERATURA E CALOR". Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 388–398, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1108. Acesso em: 18 dez. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Física