" A INTERDISCIPLINARIDADE DO ENSINO DE QUÍMICA E A LÍNGUA PORTUGUESA: EXPLORANDO A LITERALIDADE DAS PALAVRAS HOMÔNIMAS NAS CIÊNCIAS "
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo central investigar e demonstrar como a interdisciplinaridade entre o ensino de Química e a Língua Portuguesa, pode aprimorar o processo de aprendizagem, promovendo uma compreensão mais abrangente e integrada das duas disciplinas. Foi realizado um estudo bibliográfico com o propósito de investigar como a interdisciplinaridade entre o ensino de Química e a Língua Portuguesa pode aprimorar a aprendizagem. Neste estudo, conduziu-se um levantamento de dados de artigos científicos em bases acadêmicas para examinar as evidências disponíveis na literatura que respondessem ao objetivo de pesquisa. Com o levantamento de dados, selecionou-se 6 artigos para análise. Assim, os resultados revelam a importância da conexão entre o ensino de Química e o domínio da Língua Portuguesa, especialmente ao utilizar palavras homônimas como uma ferramenta para estabelecer pontes entre essas duas disciplinas. A literatura científica aponta para diversos benefícios desse enfoque, tanto na assimilação dos conceitos científicos pelos estudantes quanto no aprimoramento de suas habilidades linguísticas e interpretativas. Esta pesquisa enfatiza, portanto, a relevância da interpretação contextual e da comunicação precisa nas disciplinas científicas e linguísticas, promovendo conexões interdisciplinares. Essa abordagem prepara os alunos não apenas para enfrentar desafios complexos em suas jornadas acadêmicas e profissionais, mas também para se tornarem comunicadores eficazes e pensadores críticos.