VÍDEOS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Resumo
Este artigo descreve a utilização de vídeos didáticos por meio de uma sequência didática como recurso metodológico para auxiliar no processo de Ensino aprendizagem dos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental I. O objetivo é demonstrar que vídeos didáticos podem ser utilizados no ensino como forma de auxiliar as atividades desenvolvidas. É preciso adaptar novas metodologias de ensino na sala de aula, trabalhar com atividades que estimule o conhecimento científico dos estudantes com a utilização de recursos tecnológicos. Na sequência didática, o vídeo foi usado como instrumento pedagógico para demonstrar aos alunos que sua utilização vai além de imagens e vídeos comuns, mas que pode ser usado na sua aprendizagem e observando os fatos no cotidiano. Para alcançar o objetivo a metodologia utilizada foi vídeos do YOU TUBE, previamente selecionados pelas pesquisadoras para a contribuição do conhecimento infantil, assim como as etapas de cada atividade de desenvolvimento do experimento.