UMA REVISÃO LITERÁRIA SOBRE PENSAMENTO ALGÉBRICO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Denise Ferreira Pinto denisefnogueira@hotmail.com
    Instituto Federal de Goiás (IFG)

Resumo

Este resumo tem como objetivo apresentar uma revisão literária realizada no início do desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática- PPGECM/IFG/Câmpus Jataí. Buscou-se realizar um levantamento de pesquisas sobre o ensino de álgebra nos anos iniciais na perspectiva da resolução de problemas e da literatura infantil. Assim, as buscas ocorreram nas plataformas Scielo, BDTD, Google Acadêmico e CAPES com descritores “álgebra nos anos iniciais”, “álgebra ensino fundamental I”, “álgebra e resolução de problemas”, “álgebra e literatura infantil”, “resolução de problemas e literatura infantil”. Das pesquisas encontradas, quatro se destacaram, envolvendo resolução de problemas ou literatura infantil, mas não ambas. Os resultados da revisão literária mostraram a necessidade de pesquisas que articulem o ensino de álgebra nos anos iniciais na perspectiva de resolução de problemas com o uso da literatura infantil, tema ao qual se propôs a pesquisa de mestrado em andamento.

Downloads

Publicado

29.12.2023

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

FERREIRA PINTO, Denise. UMA REVISÃO LITERÁRIA SOBRE PENSAMENTO ALGÉBRICO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I . Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 467–472, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1142. Acesso em: 25 dez. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental