MÉTODO CONVENCIONAL DE ENSINO VERSUS MÉTODO DIFERENCIADO

Autores

  • Susigreicy Pires Morais UFG- Universidade Federal de Goiás
  • Sandra Aparecida Benite-Ribeiro UFG- Universidade Federal de Goiás
  • Elci Ferreira Mendes Piochon UFG- Universidade Federal de Goias

Resumo

O ensino de Biologia/Ciências deve vencer as limitações do livro didático, sendo inovador, contextualizador e ainda fazer uso de práticas e métodos que venham a reforçar e facilitar a compreensão da teoria. De acordo com SILVA (2002), para um processo de ensino-aprendizagem mais integrado e eficiente, a explicação deve estar aliada a procedimentos didáticos de ordem prática que venham a contribuir para o entendimento do aluno. Nesse sentido, esses procedimentos práticos promovem maior interação entre o objeto a ser aprendido e os processos necessários para aprender, ou seja, os professores podem ensinar os alunos usando estratégias de aprendizagem específicas por meio da demonstração e da modelagem (BORUCHOVITCH, 1999). Assim sendo, o presente projeto também tem como objetivo alavancar o conhecimento sobre educação e saúde por um método diferenciado e moderno, elaborando questionários virtuais e jogos atrativos que despertam a curiosidade e o questionamento em sala de aula, além de fazer um trabalho de conscientização e prevenção de doenças decorrentes dos maus hábitos entre jovens e adolescentes.Para o desenvolvimento do projeto a metodologia se apóia na realização de palestras e jogos, que foram aplicados nas séries do segundo ano do ensino médio em dois colégios de Jataí (Instituto Federal de Goiás (IFG) e Colégio Estadual Nestório Ribeiro). Participam do projeto quatro turmas. Sendo duas turmas do IFG, turno do diurno e duas turmas do Nestório Ribeiro do turno noturno.Até o presente momento, não possuímos conclusões concretas devido a não conclusão da coleta dos dados. Porém, pelas observações realizadas no decorrer das atividades, percebemos que os jogos desempenham um papel importante no aprendizado e na compreensão dos conteúdos pelos alunos. Estima-se que os alunos participantes dos jogos e apresentação teatral tenham um desempenho melhor nos questionários que avalia seus conhecimentos sobre os temas propostos no trabalho.

Downloads

Publicado

23.03.2023

Como Citar

PIRES MORAIS, S.; APARECIDA BENITE-RIBEIRO, S.; FERREIRA MENDES PIOCHON, E. MÉTODO CONVENCIONAL DE ENSINO VERSUS MÉTODO DIFERENCIADO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 24–26, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/116. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensino-aprendizagem de Biologia