MODALIDADES DIDÁTICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS JATAÍ OBSERVADAS DURANTE A DIAGNOSE

Autores

  • Ana Dias Carvalho Universidade Federal de Goias
  • Susigeicy Pires Morais Universidade Federal de Goiás
  • Elci Mendes Piochon Universidade Federal de Goiás
  • Kênia Alves Pereira Lacerda Instituto Federal de Goiás

Resumo

O presente trabalho realizado durante a diagnose traz diferentes procedimentos de ensino utilizados pelos professores de biologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campos Jataí. A aprendizagem é um processo dinâmico que só ocorre quando o aluno participa do processo de atividades. Por isso, os procedimentos de ensino devem incluir atividades que possibilitem a ocorrência da aprendizagem como um processo dinâmico (Haidt, 2001). Este trabalho objetivou-se nos procedimentos utilizados pelos professores que auxiliam para uma melhor compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula. As modalidades didáticas são alternativas encontradas para valorizar a individualidade, interação social, fazer também uma adequação ideal ao nível de maturidade e capacidade intelectual, incentivando sempre a participação dos alunos e proporcionando condições para que ele possa ter de se manter em uma atitude reflexiva.

Downloads

Publicado

23.03.2023

Como Citar

DIAS CARVALHO, A.; PIRES MORAIS, S.; MENDES PIOCHON, E.; ALVES PEREIRA LACERDA, K. MODALIDADES DIDÁTICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS JATAÍ OBSERVADAS DURANTE A DIAGNOSE. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 27–29, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/118. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensino-aprendizagem de Biologia