COMBUSTÍVEIS, ENSINO DE QUÍMICA E APLICAÇÃO NO COTIDIANO

Autores

  • Carlos Cézar Silva Instituto Federal de Goiás - Campus Jataí
  • Rafael Franco Silveira Instituto Federal de Goiás - Campus Jataí
  • Kênia Alves Pereira Lacerda Instituto Federal de Goiás - Campus Jataí

Resumo

A pesquisa utilizou uma atividade prática simples que consiste em quantificar o teor de etanol em amostras de gasolina e discutir temas científicos e econômicos. Assim, acatando sugestão dos alunos do componente curricular Química Geral, o grupo de pesquisa resolveu utilizar como amostras a gasolina comercializada nos postos da cidade de Jataí. Na cidade existem 13 distribuidoras de combustíveis e 19 postos, sendo que um mesmo posto pode receber gasolina e etanol de fornecedores diferentes. Uma grande diversidade de fornecedores, dependendo da época do ano, pode levar a uma maior variação dos preços de combustíveis. O teste do teor de etanol na gasolina forneceu resultados que podem servir de parâmetros para o consumidor. A maioria dos postos estudados comercializa gasolina comum com teor de etanol dentro dos padrões permitidos pela legislação. Neste trabalho apresentamos resultados de projeto de pesquisa em fase de conclusão, onde verificou-se que amostras oriundas de menores preços apresentaram um maior teor de etanol no período da colheita ou safra e que na entressafra ou baixa colheita amostras oriundas de menores preços apresentaram um menor teor de etanol.

Downloads

Publicado

23.03.2023

Como Citar

CÉZAR SILVA, C.; FRANCO SILVEIRA, R.; ALVES PEREIRA LACERDA, K. COMBUSTÍVEIS, ENSINO DE QUÍMICA E APLICAÇÃO NO COTIDIANO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 98–104, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/132. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensino-aprendizagem de Química