INTERFACES ENTRE OS CURSOS DE LICENCIATURA E A INCLUSÃO DE UMA UNIVERSIDADE DO SUDOESTE GOIANO

Autores

  • Calixto Júnior Souza UFG

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a articulação entre o processo de inclusão e a estruturação dos cursos de licenciatura de uma universidade do sudoeste goiano de modo a compreender como esta instituição tem pautado a sua prática pedagógica a fim de fortalecer o infindável caminho para a inclusão, tendo em vista a inclusão das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais e a efetivação de culturas de inclusão no âmago do trabalho pedagógico (BUENO,1999; IMBERNÓN, 2000; MANTOAN, 2003; CARMO, 2002). Para tanto, é realizada uma análise dos Projetos Pedagógicos de Curso das nove licenciaturas da referida universidade, tendo como norte as categorias: matriz curricular dos cursos, relação teoria-prática, exploração do estágio supervisionado, com vistas a reconfigurar estes projetos com um caráter inovador (VEIGA, 2004) com transparência e legitimidade com o processo de inclusão. Como base nos resultados, constata-se que esta instituição tem proporcionado um processo de inclusão infértil e aligeirado com poucas reflexões e instigamentos para a concretização de práticas inclusivas. Para tanto, este estudo utilizou como estrutura metodológica as pesquisas bibliográfica e documental (GIL, 2002).

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Publicado

23.03.2023

Como Citar

JÚNIOR SOUZA, C. INTERFACES ENTRE OS CURSOS DE LICENCIATURA E A INCLUSÃO DE UMA UNIVERSIDADE DO SUDOESTE GOIANO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 211–219, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/148. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Formação e prática docente