O JOGO SIMBÓLICO COMO ESTRATÉGIA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Andréia Alves de Moraes Universidade Federal de Goiás
  • Rafael Alves Sá Jesus Universidade Federal de Goiás/ Campus Jataí

Resumo

O trabalho surgiu nas aulas de Estágio Supervisionado I no curso de Educação Física/UFG/Campus Jataí e tem como objetivos investigar a mediação do jogo simbólico para uma melhoria na interação professor-aluno; analisar como deve ser inserido o jogo simbólico nas aulas de Educação Física e investigar se é possível ou não criar uma inter-relação entre o faz-de-conta e o real em uma turma de 1º ano do ensino fundamental de uma instituição da rede pública municipal da cidade de Jataí - GO. Nas aulas de Educação Física foi desenvolvida atividades lúdicas/simbólicas, de maneira que despertasse a criatividade e a imaginação dos alunos e que dessa forma a relação professor-aluno poderia ser enriquecida. A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa descritiva, com utilização da pesquisa de campo e bibliográfica. Os instrumentos de pesquisa selecionados foram a observação participante e os diários de campo que foram feitos durante as aulas. Os objetivos propostos foram alcançados de maneira que os alunos ficaram mais interessados em participar das atividades. A professora da escola priorizava atividades de competição entre os grupos e a intervenção dos estagiários ao trabalhar com as atividades lúdicas/simbólicas favoreceu uma maior aproximação professor-aluno e a melhoria na co-educação.

Downloads

Publicado

23.03.2023

Como Citar

ALVES DE MORAES, A.; ALVES SÁ JESUS, R. O JOGO SIMBÓLICO COMO ESTRATÉGIA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 220–228, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/149. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Formação e prática docente