ESTUDO DE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NAS AULAS DE EXPERIMENTAÇÃO NA VISÃO DOS ALUNOS

Autores

  • Thiago Oliveira Lima Universidade Federal de Goiás Rej Jataí
  • Wesley Fernandes Vaz2 Universidade Federal de Goiás Rej Jataí

Resumo

Pesquisamos as concepções e práticas avaliativas dos professores dos cursos das licenciaturas em ciências da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, nas aulas experimentais. Alunos e professores concordam que a experimentação auxilia fortemente nos processos de ensino e aprendizagem, e, que a prática e a teoria estão dicotômicas e mal influenciadas pelos ranços do positivismo científico. As concepções e práticas da avaliação possuem diversas críticas sobre o método tradicional. Diante disso, este trabalho objetivou levantar e discutir tais concepções. Permitiu-nos fazer uma análise das práticas avaliativas na visão do aluno. Depois de um exaustivo levantamento da literatura fizemos uso de questionário, que nos permitiu observar a insatisfação e as críticas de alguns pontos importantes. Percebemos, principalmente, que há muita dificuldade com a transparência dos critérios de avaliação dos professores, que as aulas teóricas e práticas estão separadas por um abismo que condiciona os alunos a vê-las de forma dicotômica, os instrumentos avaliativos estão sendo pouco explorados, muito formatados e engessados, e o aluno anseia por um número maior de avaliações e pelo uso de mais instrumentos avaliativos, especialmente que envolvam seu senso crítico, sua participação, sua capacidade e sua criatividade.

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Publicado

24.03.2023

Como Citar

OLIVEIRA LIMA, T.; FERNANDES VAZ2, W. ESTUDO DE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NAS AULAS DE EXPERIMENTAÇÃO NA VISÃO DOS ALUNOS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 1–15, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/164. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Currículo e avaliação