INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM FÍSICA: EM FOCO UM PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

Autores

  • Lunara de Pires Campos Azevedo
  • Salmon Landi Júnior
  • Nyuara Araújo da Silva Mesquita Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás

Resumo

Neste trabalho investigou-se como o tema Educação Ambiental é abordado no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Licenciatura em Física ofertado por uma Instituição de Ensino Superior pública, localizada no estado de Goiás. A análise documental objetivou identificar como o curso apresenta e preestabelece a dimensão ambiental, que se tornou indispensável na formação de professores. A análise expôs que o PPC menciona a discussão de temas voltados à EA em disciplinas obrigatórias que fazem parte do Núcleo Comum da Física, nomeadamente, Física I, Física II, Física III e Física IV. Por sua vez, Física e Meio Ambiente, única destinada exclusivamente para a discussão de tópicos da EA, faz parte do rol de disciplinas que compõem o que se chama de Núcleo Livre da instituição. Os resultados revelam que os acadêmicos podem concluir o curso sem mesmo ter contato algum com a temática ambiental especificamente voltada à discussão pedagógica para abordagem na Educação Básica.

Downloads

Publicado

14.11.2024

Como Citar

DE PIRES CAMPOS AZEVEDO, L.; LANDI JÚNIOR, S.; ARAÚJO DA SILVA MESQUITA, N. INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM FÍSICA: EM FOCO UM PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 7–15, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2140. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação ambiental, cidadania e Sustentabilidade