INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM FÍSICA: EM FOCO UM PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO
Resumo
Neste trabalho investigou-se como o tema Educação Ambiental é abordado no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Licenciatura em Física ofertado por uma Instituição de Ensino Superior pública, localizada no estado de Goiás. A análise documental objetivou identificar como o curso apresenta e preestabelece a dimensão ambiental, que se tornou indispensável na formação de professores. A análise expôs que o PPC menciona a discussão de temas voltados à EA em disciplinas obrigatórias que fazem parte do Núcleo Comum da Física, nomeadamente, Física I, Física II, Física III e Física IV. Por sua vez, Física e Meio Ambiente, única destinada exclusivamente para a discussão de tópicos da EA, faz parte do rol de disciplinas que compõem o que se chama de Núcleo Livre da instituição. Os resultados revelam que os acadêmicos podem concluir o curso sem mesmo ter contato algum com a temática ambiental especificamente voltada à discussão pedagógica para abordagem na Educação Básica.