SAÚDE BUCAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ESCOLAR
Resumo
Apesar da relevância da saúde bucal no contexto escolar, a BNCC não aborda diretamente esse tema, mencionando-o de forma indireta em habilidades que tratam de questões de saúde geral. Esta lacuna justifica a necessidade de projetos de intervenção que possibilitem a abordagem específica do tema nos currículos escolares. Diante disso, este trabalho apresenta uma intervenção para o ensino de saúde bucal em uma escola pública de Jataí-GO. Por meio de uma disciplina eletiva, planejada e desenvolvida em conjunto pelo estagiário, professora supervisora do estágio e professora orientadora da universidade, buscou-se promover a conscientização dos alunos sobre os cuidados e perigos associados à saúde bucal. A abordagem metodológica pluralista foi composta de exposições dialogadas, discussões, elaboração de cartilhas e mapas mentais, estudos de casos clínicos e apresentação de trabalho em grupo em um evento da escola. De acordo com os dados obtidos, o trabalho possibilitou a conscientização dos alunos sobre o tema, destacando a importância da integração entre o ensino de ciências e a promoção da saúde. Foi possível identificar concepções prévias sobre saúde bucal, estimular a participação dos alunos, mediar a aprendizagem das principais características das doenças bucais, incentivar a formulação de hipóteses e promover discussões sobre o tema.