A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL NA PROMOÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU
Resumo
O presente trabalho teve por finalidade analisar se a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel contribui para a promoção do processo de ensino e de aprendizagem de equação do 1° grau. Para tal propósito, como subsídios teóricos estudamos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa, concepções de estudiosos sobre a educação algébrica, bem como a utilização de uma plataforma digital contendo a balança de dois pratos. O estudo realizado foi inspirado na pesquisa-ação, tendo como foco a abordagem qualitativa, desenvolvida numa sequência de 5 aulas com o tempo de 50 minutos cada em uma turma do 9° ano do ensino fundamental II de uma escola pública. Em síntese, os resultados apontaram que nosso objetivo de pesquisa foi alcançado visto que percebemos que os princípios que regem a referida teoria de aprendizagem se materializaram na sequência de aulas e atividades, garantindo aos educandos a compreensão e articulação sobre os conceitos e ideias para a resolução de equação do 1° grau.