A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL NA PROMOÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU

Autores

  • Wender Vinicius Souza Lopes IFBA - Campus de Barreiras

Resumo

O presente trabalho teve por finalidade analisar se a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel contribui para a promoção do processo de ensino e de aprendizagem de equação do 1° grau. Para tal propósito, como subsídios teóricos estudamos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa, concepções de estudiosos sobre a educação algébrica, bem como a utilização de uma plataforma digital contendo a balança de dois pratos. O estudo realizado foi inspirado na pesquisa-ação, tendo como foco a abordagem qualitativa, desenvolvida numa sequência de 5 aulas com o tempo de 50 minutos cada em uma turma do 9° ano do ensino fundamental II de uma escola pública. Em síntese, os resultados apontaram que nosso objetivo de pesquisa foi alcançado visto que percebemos que os princípios que regem a referida teoria de aprendizagem se materializaram na sequência de aulas e atividades, garantindo aos educandos a compreensão e articulação sobre os conceitos e ideias para a resolução de equação do 1° grau.

Downloads

Publicado

14.11.2024

Como Citar

VINICIUS SOUZA LOPES, W. A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL NA PROMOÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 249–259, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2166. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática