O QUE É NÚMERO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS QUANTO AO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
Resumo
Este relato descreve momentos formativos em turmas de 4º ano do ensino fundamental, focados no fortalecimento de habilidades matemáticas sobre o sistema de numeração decimal. O estudo foi baseado na prática educativa da pesquisadora, que observou limitações no entendimento do conceito de número em sua turma na Escola SESI de Itumbiara-GO. A importância de oferecer momentos de reflexão para que as crianças sejam agentes de sua formação tornou-se evidente. Com o objetivo de contribuir no processo formativo dos alunos, foram propostos quatro momentos: indagação inicial, leitura e reflexão de livro paradidático, ações com fichas escalonadas, atividade de registro e um jogo final. As atividades não só reforçaram os conceitos trabalhados, como também trouxeram uma nova perspectiva sobre ensino e aprendizagem. O uso do jogo, aliado às estratégias desenvolvidas, desempenhou um papel dinamizador tanto no ensino quanto na avaliação.