O QUE É NÚMERO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS QUANTO AO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

Autores

  • Jéssica Pereira de Oliveira IFG - JATAÍ
  • Renan Rocha De Holanda Sousa IFG - JATAÍ
  • Mateus Divino Rodrigues Ferreira SESI/SENAI - ITUMBIARA

Resumo

Este relato descreve momentos formativos em turmas de 4º ano do ensino fundamental, focados no fortalecimento de habilidades matemáticas sobre o sistema de numeração decimal. O estudo foi baseado na prática educativa da pesquisadora, que observou limitações no entendimento do conceito de número em sua turma na Escola SESI de Itumbiara-GO. A importância de oferecer momentos de reflexão para que as crianças sejam agentes de sua formação tornou-se evidente. Com o objetivo de contribuir no processo formativo dos alunos, foram propostos quatro momentos: indagação inicial, leitura e reflexão de livro paradidático, ações com fichas escalonadas, atividade de registro e um jogo final. As atividades não só reforçaram os conceitos trabalhados, como também trouxeram uma nova perspectiva sobre ensino e aprendizagem. O uso do jogo, aliado às estratégias desenvolvidas, desempenhou um papel dinamizador tanto no ensino quanto na avaliação.

Downloads

Publicado

14.11.2024

Como Citar

PEREIRA DE OLIVEIRA, J.; ROCHA DE HOLANDA SOUSA, R.; DIVINO RODRIGUES FERREIRA, M. O QUE É NÚMERO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS QUANTO AO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 286–291, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2170. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática