ABORDAGENS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA TÉRMICA POR MEIO DO JOGO MINECRAFT

Autores

  • Rodrigo Ferreira Marinho IFG - Câmpus Jataí
  • Rodrigo Claudino Diogo IFG - Câmpus Anápolis

Resumo

Neste trabalho, utilizamos o jogo Minecraft como uma ferramenta educacional para criar três práticas experimentais chamadas de “Blocos Combustíveis”, “Fornalhas e Defumador” e “Bloco de Calor”. O primeiro experimento analisou a capacidade térmica de diferentes combustíveis, enquanto o segundo comparou a potência térmica de fornalhas e defumadores. O terceiro experimento focou na propagação do calor, calor específico e nas mudanças de estado, utilizando o bloco de calor para observar a fusão de gelo e derretimento de neve. Os resultados obtidos mostraram que cada combustível possui uma capacidade térmica distinta, os blocos que assam/fundem itens possuem potência térmica diferentes e que o bloco de calor pode emitir calor por condução e por irradiação. Além disso, observamos mudanças de estado físico dos blocos de água , gelo e neve. Essas observações podem ser úteis para fazermos relações com situações do mundo real. Dessa forma, os resultados demonstraram o potencial do Minecraft para ensinar conceitos de física térmica de forma interativa e prática, conectando teoria e realidade.

Downloads

Publicado

14.11.2024

Como Citar

FERREIRA MARINHO, R.; CLAUDINO DIOGO, R. ABORDAGENS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA TÉRMICA POR MEIO DO JOGO MINECRAFT. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 292–304, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2171. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)