ABORDAGENS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA TÉRMICA POR MEIO DO JOGO MINECRAFT
Resumo
Neste trabalho, utilizamos o jogo Minecraft como uma ferramenta educacional para criar três práticas experimentais chamadas de “Blocos Combustíveis”, “Fornalhas e Defumador” e “Bloco de Calor”. O primeiro experimento analisou a capacidade térmica de diferentes combustíveis, enquanto o segundo comparou a potência térmica de fornalhas e defumadores. O terceiro experimento focou na propagação do calor, calor específico e nas mudanças de estado, utilizando o bloco de calor para observar a fusão de gelo e derretimento de neve. Os resultados obtidos mostraram que cada combustível possui uma capacidade térmica distinta, os blocos que assam/fundem itens possuem potência térmica diferentes e que o bloco de calor pode emitir calor por condução e por irradiação. Além disso, observamos mudanças de estado físico dos blocos de água , gelo e neve. Essas observações podem ser úteis para fazermos relações com situações do mundo real. Dessa forma, os resultados demonstraram o potencial do Minecraft para ensinar conceitos de física térmica de forma interativa e prática, conectando teoria e realidade.