O RPG NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS

Autores

  • Marta João Francisco Silva Souza IFG - Jataí
  • Alline Braga Silva IFG - Jataí

Resumo

O ensino de Física tem se mostrado compartimentalizado e centrado na aprendizagem mecânica, com o professor atuando apenas como transmissor de conhecimento. O isolamento social durante a pandemia acentuou a desmotivação dos estudantes e suas dificuldades em atividades coletivas. Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica para investigar como o RPG (jogo de interpretação de papéis), combinado com o ensino por investigação, pode enriquecer o ensino de Física, promovendo um papel mais ativo dos alunos nas aulas. Foram identificados apenas cinco estudos nessa área, mas eles destacam o potencial do RPG para criar um ambiente de colaboração, onde os alunos podem formular hipóteses e argumentar na resolução de problemas. Conclui-se que o RPG pode promover o ensino por investigação e aprimorar a aprendizagem em Física, além de estimular a cooperação entre os estudantes.

Downloads

Publicado

14.11.2024

Como Citar

JOÃO FRANCISCO SILVA SOUZA, M.; BRAGA SILVA, A. O RPG NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 305–314, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2172. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Física