A EDUCAÇÃO NA IMPRENSA ESCRITA

Autores

  • Susigreicy Pires Morais Universidade Federal de Goiás – UFG
  • Fernado José Cruz Ribeiro Universidade Federal de Goiás – UFG
  • Elci Ferreira Mendes Piochon Universidade Federal de Goiás – UFG

Resumo

A mídia além de ser uma fonte de formação de comportamentos e atitudes, também reflete um pensamento coletivo, funcionando como importante veículo difusor e fortalecedor de idéias e conceitos. O presente trabalho objetiva analisar o conteúdo de reportagens divulgadas em um jornal regional que abrange os municípios do sudoeste goiano, acerca dos tema que envolvem a educação. A seleção das notícias deu-se pela leitura de todo conteúdo jornalístico, buscando aquelas que abordavam questões referentes à educação. Foram avaliadas todas as reportagens publicadas durante os anos de 2006 a 2010. Em 2006 os três subtemas mais levantados pelo jornal foram Ensino Superior; Capacitação de Cidadãos e Metodologia Didática perfazendo um total de 48,8%; em 2007 as reportagens focaram mais na Infra estrutura, Ensino Superior e Metodologias Didáticas estimando um valor de 54,6%; no ano de 2008 os assuntos mais discutidos foram Investimento educacional, Infra estrutura, e Metodologia Didática perfazendo 45,7%. já no ano de 2009, 47,6% se referiram a Eventos na Área da Educação, Ensino Superior e matérias relacionadas à gestão escolar (administração) e por fim em 2010 foram os Eventos na Área da Educação, Educação Rural e Capacitação de Cidadãos que perfizeram 44,8%.

Downloads

Publicado

01.10.2011

Como Citar

PIRES MORAIS, S.; JOSÉ CRUZ RIBEIRO, F.; FERREIRA MENDES PIOCHON, E. A EDUCAÇÃO NA IMPRENSA ESCRITA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 42–47, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/220. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação em contextos não formais