O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DO 2º GRAU: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO

Autores

  • Relicler Pardim Gouveia Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí
  • Esdras Teixeira Costa Universidade Federal de Goiás – Câmpus Jataí

Resumo

Este artigo versa sobre a aplicação de uma proposta para o ensino de equações do segundo grau utilizando materiais concretos, na ocasião de uma prestação de serviço realizadaem uma escola campo da cidade de Jataí/GO durante o terceiro bimestre de 2010. Nosso interesse durante este processo foi testar a efetividade, em termos educacionais, de um material manipulável construído em um formato semelhante ao do Algeplan, que pudesse fornecer uma representação não-abstrata para os elementos de uma equação do segundo grau. As atividades foram realizadas no contra-turno das aulas, em ambiente cedido pela escola e que não contava com quadro-negro, perfazendo um total de 32 horas/aula. Apesar da evasão notada durante o decorrer da prestação de serviço, o resultado final foi altamente satisfatório em termos qualitativos para os alunos que levaram as atividades a cabo até o final.

Downloads

Publicado

2011-10-01

Como Citar

PARDIM GOUVEIA, R.; TEIXEIRA COSTA, E. O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DO 2º GRAU: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 119–129, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/231. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensino-aprendizagem de Matemática