BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE
Resumo
Este texto é resultado do projeto de intervenção realizado no Componente Estágio Curricular Obrigatória II – Educação Infantil, intitulado “Fábrica de brinquedos: brincando também se aprende”. Teve como objetivo geral conhecer e utilizar diferentes jogos, brinquedos e brincadeiras a possibilidade de interação com os bebês da turma de Berçário I, além de vivenciar, utilizar e conhecer diferentes brinquedos e brincadeiras. Partimos das seguintes problematizações: é possível propiciar que as crianças experimentem diferentes possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes? As crianças do Berçário aprendem a deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas? Utilizamos diferentes autores para subsidiar nossas reflexões: Carvalho (1992), Maciel (2014), Oliveira (2000), Silva (2011), Silva (2012), Zanluch (2005), entre outros e os documentos BNCC (2017) e DCGO (2018). Acreditamos que, por meio do brincar, o espaço escolar pode se transformar em um lugar agradável e prazeroso, permitindo que o educador alcance sucesso na docência. Defendemos ser de suma importância realizar o resgate de diversos jogos e brincadeiras e, assim, possibilitar um desenvolvimento pleno das crianças, mesmo estas sendo bem pequenas.